Curso intensivo de gestão e produção cultural

Segue a lista das pessoas selecionadas para o curso de gestão e produção cultural:

Augusto JoaozinhoBiague
WilsonDa Silva
Januario PedroMbe
Jorge QuintinoBiague
IreneLopes
JuelmaMendes
Andreia
Malam RachidBaio
Mama SaliuBaldé
Piquinina AlbinoMbe
JailtonIndeque
BintaSambu
AugustoNa Bim
LudmiloGomes
JulaicaGomes
Juvecson NunoCorreia
ArafamSandé
Angelica AmâncioBiague
MamaduDjalo

Faça um curso intensivo gestão e produção cultural e potencialize sua carreira na área cultural. Inscrições até 16 de Novembro. A lista dos selecionados será divulgada até 20 de Novembro.

A formação acontecerá de 27 de Novembro a 6 de dezembro ou de 4 a 13 de Dezembro. Terá até 5 h de aula por dia, pela manhã ou tarde ou noite.  Teremos aulas no nível iniciante e no nível avançado. 

Ao todo serão mais de 37 horas para adquirir ferramentas práticas para conceber, produzir e divulgar eventos com profissionais confirmados da Guiné Bissau e do Brasil. A formação é promovida pelo PNUD, em parceria com o Centro Cultural Franco Bissau Guineense. Candidaturas femininas são fortemente encorajadas! Informações e candidaturas no Centro Cultural, na rotunda da Baiana, pelo e-mail diretor@ccfbg.net e pelo telefone 95 512 38 52

Para candidatar-se, preenche o formulário aqui: https://forms.gle/Ss4ExT7rC8zSv6Pq6

Objetivos e competências a serem adquiridas:

O objetivo principal é formar produtores capazes de criar, organizar e executar um projeto cultural do início ao fim. Assim, o aluno será capaz de compreender o mercado cultural, desenvolver a capacidade de criar estratégias, criar equipes de trabalho, buscar recursos para seu projeto, utilizar a estrutura disponível, reconhecer o público alvo, gerir crises e imprevistos e entregar um trabalho de qualidade. 

Conteúdos abordados:

–  A produção e a gestão culturais: o que são e quais os papeis de cada ator dentro da cadeia produtiva.

–  A estratégia de criação de um projeto: estrutura, equipe, cronograma e público.

– Financiamento do projeto: Mecanismos de incentivo, patrocínios, vendas de ingressos e produtos

– Formatação dos projetos (todas as etapas).

– Planos de comunicação e mídia

– Captação de Recursos

– Produção e Acompanhamento

– Divulgação

– Prestação de Contas do Objeto e Relatórios

As formadoras :

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com D.E.A. na Universidade de Paris I Panthéon/Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS (Brasil). Dedé produz eventos culturais e artistas desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção em Porto Alegre, atuante até os dias de hoje. Já ministrou cursos em várias cidades brasileiras, além de Uruguai, Portugal e Angola. Dirigiu importantes centros culturais (Usina do Gasômetro, Santander Cultural) e criou (juntamente com a equipe da Liga (www.liga.art.br) – empresa que é sócia-fundadora) políticas culturais para instituições como Unisinos, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Instituto Ling. Produziu importantes festivais no Brasil, França e Áustria, assim como turnês de artistas gaúchos nos países citados, além de Portugal e Suíça. Produziu mais de vinte projetos de livro e literatura, e mais lde duas mil apresentações de música e teatro, além de algumas exposições de arte. Dedé também conhece bem o lado do artista, sendo dramaturga premiada e colagista.  Desde 2018 mantém o canal de YouTube “É Isso mesmo produção?” (youtube.com/dederibeiro), com dicas de produção cultural, entrevistas e visitas a centros culturais de diversos países. Atualmente produz duas turnês de teatro (por 19 Estados brasileiros e 95 cidades), a ONG Doutorzinhos, de Palhaços de Hospital e os Projetos Especiais do CHC Santa Casa de Porto alegre, Brasil.

Luana Pereira é formada Relações Públicas e Publicidade pela Universidade de Istambul e mestrada em Comunicação para o Desenvolvimento pela Universidade de Malmö. Na sua empresa familiar, Guimedia, e em outras iniciativas profissionais, as suas especialidades são o copy write, a comunicação digital e institucional, e a rádio, com foco particular nas temáticas do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Luana é alumna da Mandela Washington Fellowship de 2018, fundadora do Grupo de Estudantes Africanos em Malmö, e membro fundador e ativo do Grupo de Kizomba e Salsa em Bissau. Tem textos publicados na coletânea de contos “Kil ki di nos ten balur” (2011) e na coletânea “Geração Nova da Tiniguena” (2021) da ONG Tiniguena.

A Guimedia é uma empresa de comunicação guineense que presta serviços de produção de programas de rádio e revistas, copyright institucional, gestão de canais digitais e design gráfico, e formações em comunicação.

A companhia foi fundada em 1994 por um casal de jornalistas desejosos de contribuir no processo democrático do país. O primeiro grande produto da Guimedia foi o jornal noticioso independente, Banobero, um dos primeiros do género a ser criado no país.

Duração:
37 horas/aula (5 horas/aula por dia durante 5 dias e depois 4 horas por dia durante 3 dias) para cada grupo. A parte do curso ministrado por Dédé Ribeiro terá uma duração de 25 horas, a parte do curso ministrado por Luana Pereira (divulgação) terá uma duração de 12 horas. Além disto, prevemos uma bolsa de horas para um acompanhamento à distancia

🤞 Receba a nossa newsletter!

Não enviamos spam. Confira a nossa politica de privacidade aqui: https://www.ccfbg.net/index.php/politica-de-privacidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *