Nesta quinta-feira, 12 de Setembro, às 19h, em alusão ao Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, será apresentado no CCFBG uma primeira versão do documentário de Flora Gomes, Sana Na N’Hada e Suleimane Biai “Sou um simples africano”. Entrada livre. Apresentação seguida dum djumbai com os cineastas. Duração do filme: 46 minutos.
–
Há mais de cinquenta anos, o líder da libertação africana Amílcar Cabral confiou a um grupo de quatro jovens cineastas guineenses de Bissau a tarefa de documentar a guerra de independência do país da África Ocidental. Mas antes de poderem terminar o filme, Cabral foi assassinado. Agora, Flora Gomes e Sanha Na N’hada – os dois membros sobreviventes do grupo original – assim como Suleimane Biai, esperam finalmente terminar o documentário sobre Cabral, a luta pela independência e o custo da ocupação.
Sinopse do filme: Este filme combina documentário e ficção para contar a história do revolucionário da África Ocidental Amílcar Cabral, e como ele preparou e liderou a luta pela independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde na África Ocidental. A sua luta popular e a sua vitória sobre a potência colonial portuguesa nos anos 60-70 contribuíram também decisivamente para o derrube da ditadura que governava Portugal na mesma altura.