Lançamento de livro “Uori – stórias de lama e philosophia”, terça 23 de Maio, às 18h

Lançamento de livro “Uori – stórias de lama e philosophia”
23 DE MAIO, ÀS 18H00
Autores: Teresa Montenegro e Carlos de Morais
Local: CCFBG
No âmbito da Mostra de Arte e Cultura da GB

” O conto crioulo é um milagre sempre recomeçado. Miragem dos grandes e dos pequenos, realidades para todos e apesar de tudo, ele transforma o verbo em júbilo pela magia de uma língua mutante, feita de raízes africanas e de palavras mestiças. Filho da mistura, o conto crioulo faz viver e vive da palavra que anima personagens, familiares. Sejam eles Caçador, Feiticeiro, Combossa, Pauteiro, Bajuda submissa ou rebeldes, estes arquétipos articulam-se segundo esquemas dinâmicos. 

Tal como o jogo Uori, que com as mesmas pecas compõe, decompõe e recompõe combinações até o infinito, o conto faz, desfaz e refaz episódios de vida com figuras que, de uma historia a outra, são habitadas por novas paixões, envoltas em novas enigmas, animadas por exaltações renovadas sem cessar. Da lama à filosofia.

Através dos espécimes mais representativos de contos ou de lágrimas, e de filosofia ou de alegria, este livro faz igualmente reviver a história das palavras crioulas, remontando às fontes e repertoriando num glossário inovador de mais de trezentas entradas, as etimologias, as filiações, as evoluções do vocabulário de base do crioulo”.


TERESA MONTENEGRO é formada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Chile em 1969. Trabalhou de 1970 a 1973 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Social da Presidência da República do Chile durante o governo de Salvador Allende na coordenação de programas culturais nacionais. Na Guiné-Bissau fez parte da equipa do Centro Audiovisual do Ministério da Educação, trabalhou na edição da Revista Educação, em animação cultural nas empresas Cicer e Socotram, e mais tarde foi investigadora no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, trabalhando no Departamento de Publicações. É coautora, com Carlos de Morais, das recolhas de literatura oral N sta li, N sta lá; Junbai, stórias de Bolama e do outro mundo; Uori, stórias de lama e philosophia, e da coleção de contos No Bai, publicada pela editora Ku Si Mon, da qual é co-fundadora. São também da sua autoria o ensaio As Enxadas do Rei e o dicionário analógico Kriol Ten.

🤞 Receba a nossa newsletter!

Não enviamos spam. Confira a nossa politica de privacidade aqui: https://www.ccfbg.net/index.php/politica-de-privacidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *