Na quinta-feira, 19 de outubro, às 14 horas, o Centre Culturel Franco Bissau Guinéen acolhe uma conferência da representante da Organização Internacional da Francofonia para a África Ocidental, Thi Hoang Mai TRAN. O objetivo é apresentar as oportunidades de financiamento para as organizações da sociedade civil, notadamente no âmbito do programa “La Francophonie avec elles”, que visa apoiar acções destinadas a facilitar o acesso das mulheres ao desenvolvimento económico, à educação, à formação, à saúde e à cidadania.
Apresentação em francês, com tradução consecutiva para português.
—
A representante da Organização Internacional da Francofonia para a África Ocidental, Thi Hoang Mai TRAN, estará em Bissau de 18 a 21 de outubro.
Na quinta-feira, 19 de outubro, às 14 horas, fará uma conferência no Auditório do Centro Cultural Franco-Bissau-Guinéen (em francês com tradução consecutiva para português). Depois de apresentar a programação geral da Organização Internacional da Francofonia, falará das oportunidades de financiamento para a sociedade civil. Em particular, apresentará o convite à apresentação de projectos “La Francophonie avec Elles”.
O objetivo geral do fundo “La Francophonie avec Elles” é apoiar o acesso das mulheres e raparigas em situação de vulnerabilidade ao desenvolvimento económico, à educação, à saúde, à cidadania e à formação, com vista a aumentar a sua resiliência.
Reforçar o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, ajudando-as a desenvolver actividades geradoras de rendimento (AGR) e formação profissional;
Aumentar a informação das mulheres e proporcionar-lhes uma plataforma para exprimirem os seus pontos de vista sobre as pandemias, a saúde em geral e a prevenção das doenças, e formá-las para se protegerem, beneficiarem dos cuidados de saúde e alcançarem a plena cidadania;
Promover a educação e a formação profissional das mulheres, bem como a escolarização dos seus filhos.
O objetivo deste dispositivo de solidariedade é financiar iniciativas de base de agentes do mundo francófono, destinadas a mulheres vulneráveis, nomeadamente as que se encontram na intersecção de várias discriminações (mulheres jovens, mulheres idosas, mulheres migrantes e refugiadas, mães raparigas e mães solteiras, mulheres com VIH/SIDA, mulheres com deficiência, etc.).