No sábado 27 de Janeiro às 21h, Nino Galissa e a sua jovem banda de Afro Jazz Fusion darão um grande concerto de Kora no Centro Cultural Franco Bissau Guineense, na Rotunda da Baiana. O evento tem como objetivo angariar fundos para o construção da Casa da Kora. Escola e centro cultural, a Casa da Kora permitira ensinar a Kora e outros instrumentos tradicionais, salvaguardando e promovendo a identidade cultural guineense. Bilhetes estão a venda no Centro Cultural e junto com os artistas. Valores: 2000 Franco CFA na venda antecipada e. 3000 Franco CFA do dia do evento.
Informações pelo 969172373.
–
Nino Galissa nasceu na região de Gabu, no leste da Guiné Bissau.
Até hoje os povos mandinga cultivam a tradição dos Griots (ou Djelis), homens que pertencem a famílias de contadores de histórias, guardiãs da música e da cultura mandinga.
Nino Galissa pertence a uma dessas famílias, e seu pai, Buli Galissa, foi o primeiro músico da Guiné Bissau a levar para Portugal a harpa Kora, instrumento de 21 cordas e de som belíssimo, que é executado por membros dessas famílias. Nino Galissa aprendeu com seu pai as histórias de seu povo e os segredos do instrumento.
Nino Galissa combina o som da Kora com o som dos instrumentos da música ocidental, como a guitarra, os teclados e os metais. Ele compõe na sua língua materna, o Fula, e também em crioulo da Guiné, em português e em espanhol. Seu primeiro álbum saiu em 1997, e já está em seu quinto trabalho de estúdio, além de diversas participações em festivais.