Em parceria com o CESAC, o CCFBG receberá, na quinta-feira 23 de Fevereiro, às 17h, uma conferência da antropóloga Eufémia Rocha intitulada “Reflexões sobre a imigração bissau-guineense em Cabo Verde”. Entrada gratuita.
Resumo:
Quando o número de imigrantes aumenta no arquipélago cabo-verdiano a partir da década de 1990, especialmente a imigração oeste-africana, constata-se que os oriundos da Guiné-Bissau são os mais expressivos e a sua presença constante permite-nos identificar logo diferentes cenários de produção do estigma e mecanismos de racialização. Mesmo quando a Guiné-Bissau é um país com quem os cabo-verdianos mantêm laços culturais, linguísticos e de parentesco que demonstram um relacionamento e história partilhados desde tempos idos.
Dialogar com estes imigrantes em específico abre-nos um campo de possibilidades para compreender o fenómeno migratório e, para tal, esta comunicação pretende trazer para a reflexão as relações entre os cabo-verdianos e estes imigrantes bem como descortinar certos traços das relações no seio da própria comunidade bissau-guineense em Cabo Verde.