Em parceria com o CESAC, o CCFBG receberá, na quarta-feira 22 de Março, às 18h, uma conferência da pesquisadora Patrícia Godinho Gomes intitulada “Mulheres guineenses na história: lutas e trajetórias”. Entrada gratuita.
A luta pela independência na Guiné-Bissau é considerado um dos mais relevantes processos revolucionários a nível do continente africano. Nela, as mulheres foram parte ativa, tendo contribuído a vários níveis. Todavia, importa compreender que tipo de contribuição deram, porque aderiram, como e onde o fizeram. Com base num estudo empírico baseado em fontes orais e na análise documental, a conferência tem por objetivo discutir criticamente as dinâmicas da participação das mulheres guineenses na luta de libertação, a partir das próprias narrativas. Que contradições e que conflitos existiram? Como essas mulheres perceberam o processo? Que importância ele tem para as atuais lutas das mulheres guineenses? Importa conhecer a história? As reflexões aqui propostas fazem parte de uma pesquisa mais ampla, todavia em curso, iniciada em 2014, no âmbito do meu pós-doutoramento.
Patrícia Godinho Gomes é Professora Associada Nível IV-Visitante no programa de Pós Graduação em “Estudos Étnicos e Africanos-Pós-Afro” Ela é Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Afro-Orientais-CEAO- Na Universidade Federal da Bahia-UFBA
Pesquisadora Associada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa- Guiné-Bissau