No dia 26 abril às 18h, acontecerá na Galeria do Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense o lançamento da exposição de obras de arte “África face aos desafios da globalização” de Iacuba Camara, jovem artista estudante da Escola Nacional Superior Tchico Té.
A exposição ficará vigente duas semanas. As obras poderão ser adquiridas no local.
Tema da exposição:
A África, como é do conhecimento de todos, um continente fértil recheado de recursos, tanto naturais como humanos qualificados que, no entanto, não estão a ser úteis para desenvolvê-la, continuando a enfrentar dificuldades de várias ordens, desde a desgovernação, a desigualdade social, a migração irregular, a deflorestação, a fome, a guerra, etc, provocando um desastre social.
Levando tudo isso em consideração, a arte, sendo uma forma de expressar os sentimentos, pretende-se, com a exposição dessas obras, demostrar as riquesas da região e os males que a afetam e, ao mesmo tempo, conciencializar a comunidade africana, de forma particular, a guineense, quanto a necessidade de uma união a todos os níveis, para fazer face aos desafios da globalização.
A entrada será gratuita. As obras do artista estarão à venda no local.
Biografia :
IACUBA CAMARÁ, ARTISTA PLÁSTICO
Nascido aos 20.08.1997 em Bissau. Filho de Iaia Camará e de Djenabu Danfa, nasceu no seio duma família camponesa e comerciante. Desde a infância começou-se a apaixonar pela arte plástica, apesar das muitas dificuldade que poderiam obstacularizar o seu sonho, manteve forte e dedicado a esse sonho que veio a concretizar-se.
No ano 2016, terminou o ensino secundário pelo centro escolar Attadamun, logo no ano 2017 a 2018 ganhou o contrato de trabalho na empresa BISSAU GAME como designer gráfico. No ano 2019 a 2020, assumiu o contrato de trabalho no hotel ledger plaza como funcionário onde usufruiu duma formação na matéria de lavandaria, em Gâmbia.
Em 2020, através do concurso público, ingressou-se no curso de desenho na escola superior de educação UNIDADE- TCHICO TÉ como estudante. No ano seguinte, ganhou o prémio “ ESPECIAL” através duma ilustração de fotografias feita na luta contra covid-19 no âmbito de amizade sinoguineense organizada pela embaixada da china na Guiné-Bissau, ainda nesse ano, coordenou a equipa dos jovens artistas que pintaram o mural da escola onde estuda (TCHICO TÉ).
Em 2022, foi contratado pela embaixada da China para realizar alguns trabalhos artísticos nessa instituição, e participou, igualmente, do concurso da pintura organizado pela F.A.O., alusivo ao dia de alimentação, acabando na primeira posição, por conseguinte nomeado o vencedor desse prémio. Atualmente, é estudante do 3º ano em desenho na TCHICO TÉ, artista com muitos trabalhos feitos.